Nosso Fundador
Rinpoche nasceu em 1935 nas montanhas de Golok no extremo nordeste do Tibete como o filho de Sogpo Tulku Pema Gawey Dorje, um médico altamente respeitado e detentor da linhagem Nyingma Vidyadhara. A formação de Rinpoche começou em uma idade muito precoce, e seus primeiros professores foram seu pai e professores particulares.
Depois dos nove anos de idade, residiu no Mosteiro Tarthang onde foi iniciado nos ensinamentos da tradição Palyul por Tarthang Choktrul, recebeu instruções da visão Mahayana, meditação, e foi conduzido por vários Khenpos especializados.
Na idade de quinze anos, Rinpoche partiu do Mosteiro Tarthang para viajar para os principais monastérios do Leste do Tibet. Lá, ele recebeu bênçãos, ensinamentos e iniciações de alguns dos maiores mestres do século 20: Jamyang Khyentse Chökyi Lodrö, Shechen Kongtrul, Adzom Gyelsey, Bodpa Tulku, e outros, num total de trinta e um professores.
Nove Anos de Retiro, Pesquisa e Publicação na Índia
Em 1958 Tarthang Rinpoche partiu de sua terra natal, viajando através do Butão em Sikkim seguindo os passos de seu guru raiz, Khyentse Chökyi Lodrö. Os próximos anos foram dedicados à peregrinação e retiros em lugares sagrados na Índia.
Em 1962, Tarthang Rinpoche foi chamado por Sua Santidade Dudjom Rinpoche, o chefe da Escola Nyingma, na época, para assumir uma posição como Membro na Universidade de sânscrito em Varanasi.
A Escola Nyingma é conhecida como a escola dos antigos, a mais antiga escola do budismo tibetano estabelecida por Guru Padmasambhava no século 8.
Enquanto ensinava na Universidade de sânscrito por seis anos, Rinpoche percebeu que a herança cultural e espiritual do Tibete no futuro estava em perigo e dependendo da preservação urgente de seu vasto corpo de literatura sagrada. Com a ajuda de alguns amigos, ele estabeleceu a gráfica Dharmamudranalaya num templo birmanês em Varanasi e começou a imprimir e livremente distribuir textos tibetanos importantes e raros que os refugiados traziam para fora do Tibete.
Quatro décadas de trabalho do Dharma no Ocidente
Chegando na América no final de 1968, Rinpoche escolheu a Califórnia para se estabelecer, e fundou o Tibetan Nyingma Meditation Center no início de 1969. Como um dos primeiros exilados tibetanos a fixar residência no Ocidente, ele tem vivido continuamente nos Estados Unidos por mais de quarenta anos. Com o total apoio e bênçãos de Dudjom Rinpoche e Dilgo Khyentse Rinpoche, Tarthang Tulku começou na década de 1970 a desdobrar uma visão de sabedoria em ação que acabaria por abranger mais de vinte organizações diferentes e a estabelecer um impacto significativo sobre a transmissão do Dharma para o Ocidente e a restauração da Dharma na Ásia. Algumas das primeiras organizações criadas por Rinpoche incluem Dharma Publishing, o Tibetan Aid Project, o Nyingma Insititute e o monastério de Odiyan.
Em 1989, Tarthang Rinpoche, fundou a Cerimônia da Paz Mundial – World Peace Monlam Chenmo, realizada anualmente em Bodh Gaya, Índia, numa cerimônia que atrai mais de 20.000 pessoas por ano. Na última década, também fundou uma série de outras organizações, incluindo, a Light of Buddha Dharma Foundation, Mangalam Research Center para pesquisa de línguas Budistas, a Fundação Guna e o Dharma College.
Além dessas obras que se estendeu ao longo de toda a sua vida, ele também é o autor de mais de vinte livros em Inglês, e alguns já traduzidos para o Português, incluindo, a Série Tempo, Espaço e Conhecimento, Kum Nye, Gestos de Equilíbrio e Caminho da Habilidade.
Rinpoche continua em retiro, guiando as atividades dos centros estrangeiros e de todas as outras organizações Nyingma. Orientando, apoiando e inspirando a visão de nutrir as raízes da linhagem dos despertos e os ramos de crescimento positivo no mundo.
Tarthang Tulku Rinpoche atualmente vive no norte da Califórnia, no monastério chamado Odiyan, construído em forma de uma mandala tridimensional, semelhante ao primeiro monastério tibetano.